Eu vou expor ela

Exposição

EU VOU EXPOR ELA é uma exposição virtual 3D de artes visuais e literárias voltada para o crescimento e visibilidade de artistas mulheres nascidas ou residentes da cidade de Petrópolis.

O projeto idealizado pela arquiteta e diretora de arte Gaya Lamin em conjunto com o AVANDA, do qual é integrante, busca proporcionar a sensação de pertencimento das artistas na sociedade petropolitana, democratizando o acesso a arte, vencendo barreiras físicas e fomentando tanto a produção quanto o mapeamento e criação de acervo de artes visuais no município.

Clique aqui para visitar a galeria

O coletivo AVANDA, que visa propagar o trabalho de artistas petropolitanos independentes de diversos segmentos culturais, identifica a dificuldade de artistas mulheres de se estabelecerem como profissionais da arte, em especial em galerias. 

Artistas ativistas, como o coletivo feminista Guerrilla Girls, abordam o contraste entre o pequeno número de artistas mulheres em comparação com o grande número de nus femininos expostos em galerias.

Em 2017, no  Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, apenas 6% de artistas em exposição eram mulheres, mas 60% dos nus femininos. O que leva a indagar: As mulheres precisam estar nuas para entrar em galerias de arte? Na exposição virtual EU VOU EXPOR ELA, não.

Guerrilla Girls: Mulheres precisam estar nuas para entrar no Museu de Arte de São Paulo? Na nossa Exposição virtual 3D, não!

No século 20, muito mais mulheres latino-americanas participaram da formação da arte do que o número normalmente contabilizado, exercendo um papel fundamental na formulação das linguagens artísticas. No entanto, nos relatos e nas exposições que servem como grandes referências, os homens são os configuradores na história. 

Reconhecemos que esta desvalorização ocorre devido ao sexismo e a um sistema que julga a qualidade do trabalho de um artista com base em sua visibilidade e seu sucesso, resultados que, com frequência, são negados às mulheres.

Por isso, EU VOU EXPOR ELA busca modificar esse cenário tão presente na atualidade, criando uma exposição virtual 3D dedicada às nossas mulheres, fomentando a promoção de visibilidade e crescimento da arte feminina, em um espaço com linguagem inovadora e contemporânea que intensifica a relação da cultura sem barreiras físicas a partir dos meios de comunicação digitais. 

A galeria virtual que abriga 40 artistas visuais e 8 artistas literárias petropolitanas está disponível desde o dia 8 de Março de 2021 pelo site: https://euvouexporela.avanda.com.br 

EU VOU EXPOR ELA te convida a conhecer nossos talentos locais de uma maneira diferente e imersiva, onde você poderá passear por nossa exposição virtual 3D projetada por Gaya Lamin, com sonorização ambiente criada pelo produtor musical Vítor de Paiva e áudio narração das obras literárias na voz da professora, poeta e pesquisadora Nathália Rinaldi. O ambiente virtual, com assinatura de design de Rafael Campinho e programado por João Saidler em conjunto com Rafael, também conta com catálogo de expositoras e informações sobre como conhecer mais de seus trabalhos.

Essa foi nossa primeira exposição virtual. Depois dessa fomos convidados para projetar a EXPO AVANDA x Solstício do Som 22, onde recriamos a galeria Piccola Arena. Dá um confere nessa expo clicando aqui.

  • Produção e curadoria Coletivo Avanda
  • Coordenação, projeto 3D e direção de arte Gaya Lamin
  • Produção musical Vítor de Paiva
  • Narração Nathália Rinaldi
  • Design gráfico e programação front-end Rafael Campinho
  • Programação back-end, fotografias de divulgação e digitalização de obras João Saidler
  • Modelos das artes de divulgação Gab Flores, Cheyenne Cainã e Stephanie Carvalho
  • Maquiador Uriel Carrupt
  • Aplicação de design nas artes de divulgação Brayan Cataldo
  • Artistas Amanda Gondim, Ana Bilheiro, Ana Clara Guinle, Bianca Viana, Camilla Muniz, Cheyenne Cainã Teixeira de Aguiar, Clara do Carmo Parker, Dafne de Souza Silveira, Débora Fioravante, Denise Coutinho Campinho Faria, Emily dos Santos Fernandes de Souza, Gab Tavares Flores, Giselle Carneiro de Freitas, Helena Butturini Ribeiro, Isabela Bentes, Isabela Moreira dos Santos, Isadora Ferreira Castro de Souza Machado, Jennifer Hottz, Jessica Mattos, Kathleen Santiago Milagres, Kayena, Lais Silva Sindorf, Lara Ramos Roque, Laura Fernandes, Leticia Kling, Luba, Luisa Neves Klippel, Luiza Dideco, Manoela Campos, Manuela Castellões, Maria Eduarda Martelli Borges, Maria Júlia Branco Klippel, Mariana Borsato, Mariana Kreischer Ramos, Mariana Moebus, Mariana Stephanie Luiz da Cunha, Marina Banker, Nathalia Rinaldi, Petra Hérica da Costa, Raphaela Torres, Sâmara Antero, Sarah Luisa Mendonça, Thais de Castro Paiva,Thaís Paiva, Verônica Mageste, Victoria Costa Ramos de Freitas, Vitória de Jesus Marcelino.