EU VOU EXPOR ELA é uma exposição virtual de artes visuais e literárias voltada para o crescimento e visibilidade de artistas mulheres nascidas ou residentes da cidade de Petrópolis.
O projeto idealizado pela arquiteta e diretora de arte Gaya Lamin em conjunto com o coletivo artístico petropolitano AVANDA, do qual é integrante, busca proporcionar a sensação de pertencimento das artistas na sociedade petropolitana, democratizando o acesso a arte, vencendo barreiras físicas e fomentando tanto a produção quanto o mapeamento e criação de acervo de artes visuais no município.
O coletivo AVANDA, que visa propagar o trabalho de artistas petropolitanos independentes de diversos segmentos culturais, identifica a dificuldade de artistas mulheres de se estabelecerem como profissionais da arte, em especial em galerias.
Artistas ativistas, como o coletivo feminista Guerrilla Girls, abordam o contraste entre o pequeno número de artistas mulheres em comparação com o grande número de nus femininos expostos em galerias.Em 2017, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, apenas 6% de artistas em exposição eram mulheres, mas 60% dos nus femininos. O que leva a indagar: As mulheres precisam estar nuas para entrar em galerias de arte? Na exposição virtual EU VOU EXPOR ELA, não.
No século 20, muito mais mulheres latino-americanas participaram da formação da arte do que o número normalmente contabilizado, exercendo um papel fundamental na formulação das linguagens artísticas. No entanto, nos relatos e nas exposições que servem como grandes referências, os homens são os configuradores na história.
Reconhecemos que esta desvalorização ocorre devido ao sexismo e a um sistema que julga a qualidade do trabalho de um artista com base em sua visibilidade e seu sucesso, resultados que, com frequência, são negados às mulheres. Por isso, EU VOU EXPOR ELA busca modificar esse cenário tão presente na atualidade, criando uma galeria dedicada às nossas mulheres, fomentando a promoção de visibilidade e crescimento da arte feminina, em um espaço com linguagem inovadora e contemporânea que intensifica a relação da cultura sem barreiras físicas a partir dos meios de comunicação digitais.
EU VOU EXPOR ELA te convida a conhecer nossos talentos locais de uma maneira diferente e imersiva, onde você poderá passear por nossa galeria 3D projetada por Gaya Lamin, com sonorização ambiente criada pelo produtor musical Vítor de Paiva e áudio narração das obras literárias na voz da professora, poeta e pesquisadora Nathália Rinaldi. O ambiente virtual, com assinatura de design de Rafael Campinho e programado por João Saidler em conjunto com Rafael, também conta com catálogo de expositoras e informações sobre como conhecer mais de seus trabalhos.
A exposição EU VOU EXPOR ELA é para nascidas ou residentes em Petrópolis. As inscrições foram abertas a todas que se encaixam na proposta e feitas via formulário, com início dia 29 de Jan 2021 e encerraram dia 19 de Fev 2021.
Estipulamos o limite de 40 espaços para artes visuais na galeria, divididos igualmente pelo número de artistas visuais inscritas
No caso de artes literárias, cada artista pôde enviar até 2 textos. Tais artes estão numa área exclusiva da galeria dedicada às literaturas. Não planejamos limite prévio para o número de inscritas, definido de acordo com o número de inscrições em artes literárias.
As obras literárias enviadas são autorais das artistas, podendo já ter sido publicadas ou não e conter no máximo 2000 caracteres, podendo ser um trecho de uma obra maior.
A inauguração da exposição virtural foi no dia 08 de março de 2021 no endereço euvouexporela.avanda.com.br, e permanecerá no ar por tempo indeterminado com prazo máximo de 1 ano à partir da data de inauguração.
As artistas não precisam estar em Petrópolis no caso da arte ser em formato digital com largura mínima de 1500px ou no caso de artes visuais físicas, as artes foram digitalizadas pelo fotógrafo digitalizador da equipe.
Foi marcado um dia entre 20 e 27 de Fevereiro em comum acordo entre o Coletivo AVANDA, as artistas participantes e o fotógrafo digitalizador.
No dia da digitalização as peças estavam sem moldura e/ou vidro.
Foram disponibilizadas imagens de divulgação para as expositoras, não sendo permitidas a utilização de outras imagens para divulgação da exposição.
Em todas as divulgações a expositora deverá mencionar o nome da exposição “Eu Vou Expor Ela”, e utilizar a marcação do coletivo @avanda.co e a hashtag #euvouexporela.
Em publicações no feed do Instagram e ou Facebook a seguinte frase deve ser mencionada: “Eu Vou Expor Ela” é um projeto de exposição para artistas petropolitanas idealizado pelo Coletivo Avanda e custeado pelo Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis, com verba proveniente do repasse federal enviado ao Município através da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc.
Foi projetada uma galeria 3D para alocar de forma virtual as artes enviadas. Toda obra conterá informativo com título, dimensões, técnica, ano e texto adicional. Caso esses campos não tenham sido preenchidos no formulário de inscrição os respectivos espaços de informação ficarão vazios.
Caso não seja enviada foto da artista ou esta não esteja em boa qualidade, nos disponibilizamos a tirar uma foto da artista no dia da digitalização. Esta foto será realizada única e exclusivamente neste dia, em local de fácil acesso, com data a definir. Não havendo foto da artista no dia da digitalização e a foto da inscrição não estando compatível com os parametros de qualidade [mínimo de 900px de largura / 72dpi], o espaço destinado para a foto da artista ficará em vazio
As imagens e textos enviadas são autorais da artista, e a mesma garante que possui todos os direitos de propriedade ou é a representante autorizada de(s) proprietárie(s) dos direitos autorais aplicáveis a tais imagens e textos.
O direito de imagem das artes visuais participantes e o direito autoral das artes literárias participantes permanecem com a artista que nos enviou. Não utilizaremos as artes para outros fins senão a divulgação da exposição. No entanto não nos responsabilizamos pelo uso da imagem por terceiros.
Ao enviar sua foto de divulgação através do formulário de inscrição, e digitalizarmos sua arte visual ou recebermos sua arte literária, você autoriza a organização da exposição EU VOU EXPOR ELA a utilizar suas fotos e textos enviados em sua parcialidade e/ou totalidade, para fins institucionais e sem finalidade comercial durante o prazo de 01 ano. A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades.
Caso a arte digital não seja disponibilizada em qualidade adequada [largura mínima de 2000px / 72dpi] ou não sendo possível realizar a digitalização da arte física no dia proposto, a presença da peça será excluída da exposição. Caso nenhuma arte da artista possa passar pelo processo citado sua paticipação na exposição é inviabilizada.
Caso exista a necessidade de contato por parte da produção da exposição com a artista serão utilizados os contatos informados no formulário de inscrição. Se após 3 tentativas não seja possível o contato com a artista, a paticipação da mesma na exposição será inviabilizada.
Produção e curadoria: Coletivo AVANDA
Coordenação, projeto 3D e direção de arte: Gaya Lamin
Produção musical: Vítor de Paiva
Narração: Nathália Rinaldi
Design gráfico e programação front-end: Rafael Campinho
Programação back-end, fotografias de divulgação e digitalização de obras: João Saidler
Modelos das artes de divulgação: Gab Flores, Cheyenne Cainã e Stephanie Carvalho
Maquiador: Uriel Carrupt
Aplicação de design nas artes de divulgação: Brayan Cataldo
Artistas: Amanda Gondim, Ana Bilheiro, Ana Clara Guinle, Bianca Viana, Camilla Muniz, Cheyenne Cainã Teixeira de Aguiar, Clara do Carmo Parker, Dafne de Souza Silveira, Débora Fioravante, Denise Coutinho Campinho Faria, Emily dos Santos Fernandes de Souza, Gab Tavares Flores, Giselle Carneiro de Freitas, Helena Butturini Ribeiro, Isabela Bentes, Isabela Moreira dos Santos, Isadora Ferreira Castro de Souza Machado, Jennifer Hottz, Jessica Mattos, Kathleen Santiago Milagres, Kayena, Lais Silva Sindorf, Lara Ramos Roque, Laura Fernandes, Leticia Kling, Luba, Luisa Neves Klippel, Luiza Dideco, Manoela Campos, Manuela Castellões, Maria Eduarda Martelli Borges, Maria Júlia Branco Klippel, Mariana Borsato, Mariana Kreischer Ramos, Mariana Moebus, Mariana Stephanie Luiz da Cunha, Marina Banker, Nathalia Rinaldi, Petra Hérica da Costa, Raphaela Torres, Sâmara Antero, Sarah Luisa Mendonça, Thais de Castro Paiva,Thaís Paiva, Verônica Mageste, Victoria Costa Ramos de Freitas, Vitoria de Jesus Marcelino.
Ficou alguma dúvida?
Entre em contato conosco