Dançar por Dançar

Exposição

Instalação

Guardamos um carinho muito grande por esta exposição, pois esta foi nossa primeira aparição e onde começou nossa história de valorização cultural.

A exposição coletiva AVANDA ocorreu na 13ª edição do Festival Dançar por Dançar ocorreu em 2018 do dia 6 ao dia 9 de setembro. O evento teve espaço no monumento histórico Palácio de Cristal em Petrópolis, RJ.

Nosso primeiro trabalho para Coleção Despertar foi projetado no interior do estande em formato multimídia [vídeo promo e slideshow de fotografia]. Confira o resultado desta produção de moda clicando aqui.

Assim sendo, para o design expográfico, projetamos e produzimos um estande especialmente para a ocasião. Com a cara do AVANDA, o Estande Barraquinho apresentou nossa primeira participação em uma produção audiovisual. Além disso, expomos diversos artistas independentes da região, totalizando 16 artistas com obras de ilustração, pintura, fotografia, moda, cerâmica, colagem e grafite.

Fotografia do barraquinho no Palácio de Cristal em petrópolis RJ.

Design Expográfico

Gaya Lamin, em parceria com o arquiteto William Feijó, projetaram o design expográfico e executaram a montagem do Estande Barraquinho.

Com a intenção de valorizar os artistas independentes regionais, criamos uma proposta sustentável e minimalista para a exposição coletiva. Desse modo, criamos não só um espaço de divulgação para o trabalho do AVANDA, mas também a integração com os artistas convidados.

Assim surgiu a primeira exposição coletiva que o Coletivo produziu e começamos a trilhar nosso caminho.

“Projetar o Barraquinho foi uma experiência muito boa não apenas para meu crescimento pessoal como também para o profissional. Já que estava recém graduada em arquitetura e começando essa nova jornada com o AVANDA, esse projeto foi o ponto de partida ideal para explorar a criatividade e compreender mais sobre o processo real de produção. Como o estande foi alocado em um local histórico, projetamos o Barraquinho com bastante transparência e singularidade. Assim permitimos que a instalação converse com o monumento de forma criativa e diferente.” – Comenta a arquiteta Gaya Lamin.

Fotografia dentro do estande barraquinho, projetado pelos arquitetos Gaya Lamin e William Feijó. Na foto, peças de artistas plásticos e grafiteiros Rodrigo Lacerda Doug e Marcelo Hoelz Zaz, fotógrafos Maria Hennies e Pedro Guarilha, ceramista Maria Eduarda Madu Gurjão, colagista Thaís Silva Blackcollage e peça da marca de roupas Lourdes et Moi.

Identidade Visual

Como nossa primeira aparição, a exposição coletiva leva o nome AVANDA que pode ser encontrado na sinalização do estande, nas projeções multimídias e no catálogo físico produzido para divulgação de nossos trabalhos, sempre levando a logo e a identidade visual produzida pelo designer gráfico Rafael Campinho.

Fotografia do estande sendo montado no Palácio de Cristal em petrópolis RJ.
Fotografia no estande barraquinho, projetado pelos arquitetos Gaya Lamin e William Feijó. Na foto, detalhe das peças da ceramista Maria Eduarda Madu Gurjão e da colagista Thaís Silva Blackcollage.
Fotografia no estande barraquinho, projetado pelos arquitetos Gaya Lamin e William Feijó. Na foto, detalhe das peças da ceramista Maria Eduarda Madu Gurjão e do artista plastico designer ilustrador e grafiteiro Marcelo Hoelz Zaz Zaez.
Equipe do coletivo avanda no Palácio de Cristal em petrópolis RJ. Na imagem: Thomás Cruz, arquiteto William Feijó, designer Rafael Campinho, fotografo Pedro Guarilha, produtora da moda Ingrid Fernandes e arquiteta Gaya Lamin.
Fotografia de noite da instalação projetada pelos arquitetos Gaya Lamin e William Feijó. Na foto, peças de fotógrafa Carolina Casari, designer e tatuador Rafael Barsanti, ilustradora e designer de moda Louise Ribeiro, colagista ana carolina simonet mon collage e artistas plásticos Izaura Lima, Ana Clara Guinle e João Duarte.
Fotografia do barraquinho de noite no Palácio de Cristal em petrópolis RJ. Projeto e execução: Gaya Lamin e William Feijó.

Também convidamos alguns dos artistas deste trabalho para outras exposições coletivas que produzimos. Assim como o caso do evento multicultural AVANDA 1 Ano, clique aqui para ver.