Eu vou expor ela no varal

Exposição

Artistas ativistas, como o coletivo feminista Guerrilla Girls, abordam o contraste entre o pequeno número de artistas mulheres em comparação com o grande número de nus femininos expostos em galerias. Em 2017, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, apenas 6% de artistas em exposição eram mulheres, mas 60% dos nus femininos. O que leva a indagar: As mulheres precisam estar nuas para entrar em galerias de arte? Na exposição EU VOU EXPOR ELA no varal, não.

No século 20, muito mais mulheres latino-americanas participaram da formação da arte do que o número normalmente contabilizado, exercendo um papel fundamental na formulação das linguagens artísticas. No entanto, nos relatos e nas exposições que servem como grandes referências, os homens são os configuradores na história.

Reconhecemos que esta desvalorização ocorre devido ao sexismo e a um sistema que julga a qualidade do trabalho de um artista com base em sua visibilidade e seu sucesso, resultados que, com frequência, são negados às mulheres.

Por isso, EU VOU EXPOR ELA busca modificar esse cenário tão presente na atualidade, criando uma galeria dedicada às nossas mulheres, fomentando a promoção de visibilidade e crescimento da arte feminina, em um espaço com linguagem inovadora e contemporânea.

EU VOU EXPOR ELA no varal te convida a conhecer talentos regionais em uma exposição diferente e imersiva projetada por Gaya Lamin e com curadoria de Bernardo Bazani. Onde, em varais dispostos em formato “cama de gato”, as obras das artistas petropolitanas e teresopolitanas reproduzidas em tecido se difundem e criam caminhos transformando o espaço do Sesc Teresópolis em uma galeria repleta de possibilidades.

Clique aqui e acesse a página que criamos para a exposição para saber mais.