Galeria Vitual Michael Lennertz

Exposição

O Solstício do Som é um evento sazonal petropolitano que celebra diferentes manifestações artísticas, com foco em apresentações musicais. Sua edição de 2021 ocorreu no espaço Piccola Arena entre os dias 18 e 21 de junho. Devido à pandemia da covid-19, o espaço não foi aberto ao público. Nesse contexto, o coletivo AVANDA foi convidado a realizar uma reprodução da galeria e exposição virtual 3D para que os expectadores fossem transportados para o ambiente onde ocorreu o evento.

A 22ª edição do Festival Solstício do Som resgatou a Galeria Michael Lennertz, tradicional em expor artistas locais em algumas edições anteriores, que homenageia o fotógrafo petropolitano entusiasta do evento, que faleceu em 2013 vítima de uma doença rara.

Esse resgate foi feito de modo virtual: o coletivo reproduziu a Piccola Arena em um ambiente tridimensional incorporado pelo navegador de internet e acessado como um site.

Visite a exposição

A abertura da mostra virtual de artes, que contou com obras visuais, audiovisuais e literárias, ocorreu no dia 18 de junho de 2021, junto com o início da edição de inverno do festival. As apresentações musicais foram transmitidas pelo canal do Solstício do Som no YouTube.

A ideia da reprodução da galeria e exposição virtual 3D é de transportar o visitante para dentro do espaço expositivo. Parte dos artistas participantes dessa mostra foi convidada e ocorreu chamada aberta para as demais obras.

Ao todo, 80 obras foram inscritas para participar da mostra e passaram por uma curadoria. Dessas, foram selecionadas 24 obras visuais, duas videoartes e seis obras literárias, contemplando o trabalho de 30 artistas.

Entre os critérios da curadoria estiveram a diversidade artística, variedade de faixa etária e localização, autenticidade, variedade de estilos e técnicas aplicadas, além da sinergia entre as obras.

Para o desenvolvimento da galeria a equipe do coletivo AVANDA realizou visitas técnicas no local da reprodução virtual, onde foi feita a medição e dimensionamento do espaço, além de fotografias de texturas, para maior verossimilhança com a Piccola Arena.

Diferente da nossa primeira exposição virtual, onde a movimentação é feita através de cliques em pontos demarcados no chão da galeria, dessa vez o visitante pode caminhar livremente pelo espaço com um controle de movimentação virtual semelhante ao de jogos.

Outra novidade foi recriar um espaço que existe. Para construir a versão online da Piccola Arena fizemos uma visita técnica com o propósito de fotografarmos texturas e medir o espaço, para que a galeria virtual fosse o mais parecido possível com a física, e também estudarmos as medidas do local para dimensionar o número e tamanho da artes a serem expostas na exposição virtual.

  • Execução Coletivo AVANDA
  • Produção e Curadoria AVANDA e Solstício do Som
  • Projeto 3D Gaya Lamin
  • Trilha Qorpo
  • Narração Nathália Rinaldi
  • Design gráfico e programação front-end Rafael Campinho
  • Programação back-end João Saidler
  • Artistas Ana Clara Guinle, Ana Luiza, Arthur Hendrix, Ary o Neuroperegrino, Dang-Vu Dang, Débora Fioravante, DOUG, Fernanda Tavares, Giancarlo França Rubini, Isabela Bentes, Isadora Machado, Jennifer Hottz, Joanna Brolhani, João Duarte Waddington, João Gabriel Cendretti, João Saidler, Leticia Kling, Luiz Aquila, Lukisa, Manuela Castellões, Marco Aurelio Hansen, Maria Martelli, Mariana Borsato, Mariana Negrão, Mariana Moebus, Mauricio de Memória, Nathália Rinaldi, Ricardo LNNR, Thais, Victoria Costa Ramos de Freitas
  • Referência para reprodução 3D Galeria Piccola Arena
    Estr. do Rocio, 3455 – Vargem Grande, Petrópolis – RJ